Metanoia

Movimento Católico de Profissionais


 
Viragem nº 63 - Disponível para Download AQUI
V63 capa
Viragem, uma nova etapa
 
Este número digital da Viragem marca uma etapa nova na revista. A partir de agora, a publicação do Metanoia passa a estar disponível apenas neste suporte, abandonando o formato em papel. Com isto, pretende-se agilizar a produção de uma publicação que, sem grandes pretensões, deseja contribuir, entre outras coisas, para a formação de uma consciência crítica dos crentes católicos e o debate sobre o papel dos cristãos na sociedade e na Igreja contemporâneas.
A mudança de formato é apenas isso. Ela permite, obviamente, redesenhar a apresentação gráfica, de modo a tornar mais atractiva a leitura dos textos. Mas procurará, no conteúdo, prosseguir a linha de abertura à pluralidade de ideias, de confronto saudável de opiniões, de reflexão sobre a realidade.
Este número apresenta as reflexões feitas no Encontro de Reflexão Teológica, organizado pelo Metanoia, em 2013. A partir do tema As Bem-Aventuranças em tempo de desventura, o dominicano frei Mateus Cardoso Peres fez duas reflexões, sobre o significado bíblico e teológico daquele texto evangélico e o modo como ele pode hoje ajudar a “delinear alguma coisa de novo, de diferente, e também para mostrar a fecundidade deste ensinamento evangélico”. Com o mesmo tema por referência, vários outros participantes no encontro reflectiram sobre cada uma das bem-aventuranças, e esses textos são também aqui apresentados.
Este tema e as reflexões que ele suscita surgem num momento em que o catolicismo vive um desafio novo, com a dinâmica proposta pelo Papa Francisco. Uma dinâmica que aponta no sentido da conversão interior de cada um, mas também na forma de a Igreja estar presente na sociedade e no modo como o mundo é governado: a pessoa deve estar no centro de cada decisão, seja ela religiosa, política ou económica. Para essa reflexão e esse debate pretende também contribuir este número da Viragem.
António Marujo
 
 

 

Temos 21 visitantes e 0 membros em linha