Atividades Nacionais

 

Encontro de Reflexão Teológica

"A força de uma Igreja vulnerável"

Leiria, 28 a 31 de julho de 2022

 

 

Dois anos depois de nos vermos apenas em imagem, privados do calor a proximidade, vamos finalmente reunir no Seminário Diocesano de Leiria para realizarmos o nosso Encontro de Reflexão Teológica e 2022.

 

Temos a garantia da Casa de que todas as normas de higiene e distanciamento serão garantidas e temos também a certeza que cada um de nós já aprendeu a comportar-se neste contexto que, infelizmente, ainda não nos abandonou.

Marquem, então, a vossa agenda para os dias 28, 29, 30 e 31 de julho ou seja, do almoço de 5ª feira até ao almoço de domingo.

 

Teremos connosco o Pe. Carlos Maria Antunes, que já nos acompanhou no ano passado, por zoom, que vive no Mosteiro Cisterciense de Santa Maria do Sobrado, na Galiza. Este ano irá desafiar-nos "cara a cara" sobre A força de uma Igreja vulnerável.

Oportunamente daremos conhecimento do programa para esses dias bem como a ficha de inscrição.

A todos abraçamos na perspetiva do encontro que se aproxima.

 

A Equipa Coordenadora 

 

                                               _______________________________

 

 

Programa do nosso Encontro de Reflexão Teológica, a decorrer em Leiria, entre 28 e 31 de julho.

Pedimos que prestem particular atenção aos quatro temas que vêm anunciados na contracapa do folheto:

  • O Pão faminto – relato de um Deus vulnerável

  • E se a margem fosse o centro? – a força dos que não contam

  • É pela fenda que entra a luz – a ferida e os carismas

  • A casa da compaixão e da alegria – fisionomia de uma Igreja vulnerável

De que modo estes temas vos desafiam e que contributos podem levar para o ERT, que podem ser da ordem do pensamento ou materiais: obras criativas, vossas ou de outros, que vos interpelem ou simples objetos significativos.

Podem fazer a vossa inscrição acedendo a este formulário:  https://forms.gle/oD8EMZUatUmAdBJZ8

(Tabela de preços em 2022)

O pagamento da inscrição deverá ser feito para a conta do Metanoia:

  • IBAN: PT50 0035 0127 00033123530 57

e o comprovativo da mesma para o endereço do ERT:

________________________________________________________________________________

 

O Metanoia — Movimento Católico de Profissionais — realizou o seu Encontro anual de Reflexão Teológica (ERT 2022) em Leiria, entre os dias 28 e 31 de julho.

Este Encontro foi preparado dando sequência ao ERT 2021, que decorreu, em formato digital, no dia 31/07/2021.

A preparação do ERT de 2021 decorreu do trabalho da Equipa Coordenadora, em articulação com mais alguns membros do Movimento, e em diálogo com o padre Carlos Maria Antunes(1) que aceitou o nosso convite para animar esse Encontro. Assim, a partir de um texto inicial por ele proposto, fomos partilhando ideias e palavras-chave, com as quais se construiu um título desafiador: “É preciso transver o mundo”, (pegando em versos do poeta brasileiro Manoel de Barros).

O impacto das coisas ditas e escritas nesse curto encontro foi surpreendente, dada a “explosão de ideias” transformadas em “sementes de esperança”.

Neste contexto, considerámos ser fundamental prosseguir com caminhos participativos, procurando aprofundar aquilo que nos interpela hoje, desde a caminhada sinodal em curso, até à descoberta dos compromissos que podemos assumir para cooperarmos nas mudanças urgentes que o planeta e a sociedade nos desafiam a fazer.

 

O processo de preparação do ERT 2022 decorreu com a mesma dinâmica de construção, em conjunto, tendo em conta que, finalmente, podíamos voltar a reunir presencialmente, durante três dias, no Seminário de Leiria.

Com o foco centrado n’ “A Força de uma Igreja Vulnerável” e no pensamento do Papa Francisco: “Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças” (EG, 49), foram dados alguns passos no sentido de renovarmos o modo de dialogar com Deus, através da oração individual e comunitária.

Os desafios à nossa reflexão e praxis ficaram expressos em quatro intervenções do padre Carlos Maria Antunes, cujos títulos aqui reproduzimos:

Outro passo foi a realização de dois painéis, um centrado na partilha de testemunhos sobre a Caminhada Sinodal em vários grupos e movimentos do País, e outro reunindo pessoas de paróquias com caraterísticas diferentes, identificando-se pontos fracos e pontos fortes, e ganhando consciência de que o verdadeiro Sínodo precisa do contributo de todos nós para que a Igreja seja capaz de se renovar.

 

 

(1) - O padre Carlos Maria Antunes é atualmente monge cisterciense no Mosteiro do Sobrado, na Galiza. Anteriormente, esteve ligado ao M.C.E. e foi pároco durante 15 anos na diocese de Santarém.